Desafios da implementação da Indústria 4.0 (e como enfrentá-los)

A Indústria 4.0 é marcada por avanços tecnológicos e velocidade, alcance e impacto sem precedentes. Automatizando processos e permitindo a criação de fábricas inteligentes e autônomas, essa revolução está transformando o mundo e inaugurando uma nova era de inovação. Entretanto, ainda temos muitos desafios a enfrentar antes da total implementação dessa nova realidade. Leia o artigo abaixo para descobrir que desafios são esses — e, mais importante, como podemos enfrentá-los!

A Indústria 4.0

Em primeiro lugar: o que é a Indústria 4.0?

Esse é o nome dado à Quarta Revolução Industrial, um fenômeno que testemunhamos nos últimos anos. Caracterizada pela integração entre o mundo virtual e o físico, ela é marcada por recursos que representam o primeiro passo para uma transformação tecnológica sem precedentes, digna de filmes de ficção científica: a expansão das realidades virtuais, da impressão 3D e 4D, do armazenamento em nuvem, da robótica avançada e da inteligência artificial são apenas alguns exemplos de elementos que veremos com uma frequência cada vez maior. Se quer entender como a chegada da Indústria 4.0 abala o cotidiano de todos os indivíduos, leia este artigo. 

Embora alguns desses conceitos pareçam distantes, até inalcançáveis, os elementos da Indústria 4.0 estão mais presentes do que imaginamos! Chatbots e assistentes pessoais de smartphones tem inteligências artificiais cada dia mais astutas, óculos de realidade virtual e apps de realidade aumentada são muito mais acessíveis do que há apenas alguns anos, e a impressão 3D e robótica avançada são elementos essenciais para a indústria atual, principalmente em companhias que valorizam a inovação

Mas a onipresença gradativa da Indústria 4.0 traz tantos desafios quanto benefícios. Aqueles que planejam se integrar ao mundo de amanhã terão dificuldades, e nós reunimos os 5 principais desafios relacionados à Indústria 4.0 para te informar e orientar a respeito de um futuro cada vez mais próximo! 

Primeiro desafio: Segurança

Você com certeza já ouviu a famosa frase “segurança em primeiro lugar!”. Aqui, nos referimos à segurança digital e à vulnerabilidade de informações, problemas muito comuns na era da internet, onde grande parte dos dados armazenados online está ao alcance de um click.

Além das suas informações pessoais, como aquelas cadastradas em redes sociais e sites de compras, a cibersegurança também envolve a confidencialidade e a autenticidade de documentos. Roubo de informações bancárias, golpes, malwares, vazamentos de dados, rastreamento e espionagem são apenas alguns dos perigos de se navegar na web sem nenhum tipo de proteção. 

A indústria 4.0 vem para aumentar a importância da vida digital, tornando-a ainda mais presente no “mundo real”; com isso, cada vez mais informações importantes serão armazenadas e usadas dentro de softwares e na internet. Portanto, a segurança deve ser — como diz o ditado! — a 1ª preocupação de qualquer pessoa ou companhia. 

Dentro da indústria, os cuidados de segurança digital podem ser feitos com o uso de redes fechadas, exclusivas para colaboradores credenciados, evitando o vazamento de informações e arquivos. Além disso, deve-se dar a devida orientação para que os trabalhadores se atentem ao compartilhamento e ao armazenamento de arquivos relacionados aos processos internos da empresa. Na Schwarz, por exemplo, o uso das funcionalidades do nosso app e dos sistemas operacionais estão restritos de acordo com a ocupação e as necessidades de cada colaborador!

Segundo desafio: Falta de habilidade

O segundo desafio enfrentado na implementação da indústria 4.0 envolve a contratação e a capacitação de uma mão de obra capaz de lidar com os constantes (e cada vez mais rápidos) avanços tecnológicos dessa era.

Novos aparatos tecnológicos surgem constantemente, e se tornam essenciais da noite para o dia. Diversos fatores acarretam no despreparo de uma parcela da população para lidar com essas mudanças velozes, desde a desigualdade social até as disparidades entre faixas etárias, mas é fato que as empresas precisam estar preparadas para capacitar seus colaboradores no que diz respeito à inovação e tecnologia. Essa capacitação pode acontecer por diversos meios, como workshops, cursos e mentorias ministrados externa ou internamente. Na Schwarz, os profissionais do nosso time de inovação estão sempre preparados para orientar os colaboradores, novos e antigos, a respeito do uso das tecnologias aplicadas dentro da companhia. 

Terceiro desafio: Tecnologias legadas

“Tecnologia legada” é o nome dado às tecnologias consideradas obsoletas para o mundo contemporâneo. São softwares feitos há muitos anos, sistemas operacionais que não recebem mais atualizações e até elementos mais genéricos, como o armazenamento de dados em servidores físicos em um mundo onde a maioria dos sistemas realiza upload em nuvem. Entre outros, estes são fatores que representam um obstáculo na aplicação e integração de sistemas modernos, acarretando na incompatibilidade entre diferentes processos, prejudicando a agilidade e a conectividade, etc. 

É vital dispensar as tecnologias desatualizadas, migrando para as mais recentes e capacitando os colaboradores para que todos estejam “na mesma página” na hora de usar as tecnologias contemporâneas.

Quarto desafio: Inteligência artificial

Uma IA (Inteligência Artificial) é uma junção de tecnologias como algoritmos e sistemas de aprendizado que, juntos, são capazes de simular o intelecto humano e executar tarefas de raciocínio e análise. As IAs conseguem entender informações a partir de um conjunto pré-determinado de dados e orientações definidos pela programação e pela robótica, auxiliando em processos de análise, otimizando a tomada de decisões por parte dos seus controladores humanos e automatizando diversos processos, sobretudo os de produção, reduzindo erros operacionais que poderiam ser causados por mãos humanas. 

Entretanto, a aplicação de inteligências artificiais dentro de sistemas e processos exige alto investimento a longo prazo e capital humano qualificado para lidar com as IAs, normalmente concentrado na área de Tecnologia da Informação. Esses profissionais, desde que adequadamente capacitados, devem programar o sistema para adaptá-lo às necessidades da empresa, realizar manutenção constante e fornecer capacitação e assistência para os demais colaboradores que vão interagir com a IA.

Quinto desafio: Conectividade

O ponto cardeal da Indústria 4.0 é a interação entre os ecossistemas digital e físico; em outras palavras, a interconectividade. Aqui estão incluídos os diferentes meios de integração de sistemas e de compartilhamento de dados; é preciso que tecnologias com diferentes funcionalidades e origens sejam capazes de acessar as mesmas redes e informações, bem como interagir uns com os outros sem auxílio manual. 

A conectividade entre diferentes sistemas é vital para a revolução tecnológica dentro de uma indústria. Isso pode ser garantido através de uma uma equipe de TI que mantenha todos os equipamentos conectados harmonicamente, assegurando atualizações constantes para evitar a obsolescência, como exposto anteriormente.

Quer garantir que seu projeto será efetivado com toda a tecnologia oferecida pela Indústria 4.0? A Schwarz aplica tecnologia de ponta, processos digitalizados e inovação em seus processos de produção. Entre em contato com nossos especialistas e garanta seu lugar no futuro da indústria.

Rolar para cima