o que é forjamento

Você sabe o que é forjamento?

O forjamento está muito presente no nosso dia-a-dia. Desde utensílios com menos de um quilograma até objetos com centenas de toneladas, do quadro da bicicleta ao parafuso na asa do avião: o forjamento é o processo responsável pela produção de milhares de tipos de peças que possuem inúmeras aplicações.

Mas você sabe o que, exatamente, acontece no processo de forjamento? A Schwarz está aqui para esclarecer como esses itens tão importantes — e que muitas vezes passam despercebidos — são produzidos, desde a extração das suas matérias-primas até a distribuição nos comércios.

Forjamento

Em síntese, o forjamento começa com a extração da matéria-prima, partindo para uma série de processos que buscam refinar, reduzir e processar o material para aumentar sua concentração e qualidade, a depender do metal em si. A partir daí, o insumo pode passar por procedimentos de conformação até tomar o formato e a função desejados — forjamento a frio ou a quente, fundição e usinagem são as principais técnicas, cada uma com suas especificidades

Ou seja: “forjamento” é o nome genérico dado a operações de conformação mecânica realizadas a partir da compreensão de um determinado material por uma ferramenta, de forma que ele assuma o contorno da matriz utilizada e ganhe propriedades mecânicas e de acabamento.

A matriz pode ser tanto aberta quanto fechada, e a operação pode ser feita a quente, quando a matéria-prima é aquecida a temperaturas extremamente altas, ou a frio, onde ela permanece na temperatura ambiente; cada tipo possui as suas vantagens e desvantagens. Todos os materiais conformáveis podem ser forjados, e os mais utilizados são as ligas de aço, cobre e alumínio.

A quente

Nesse processo, os metais são aquecidos a altas temperaturas e comprimidos na forma desejada com uso de martelos hidráulicos e pneumáticos, prensas e outras máquinas. A temperatura em si varia de acordo com as características da matéria-prima, como demonstrado na tabela abaixo:

MaterialTemperatura de forjamento
Bronze700°C a 900°C
Liga de alumínio320°C a 520°C
Liga de titânio850°C a 1000°C
Aço carbono800°C a 1250°C

Algumas de suas vantagens são a redução de tensões, o pouco ou nenhum encruamento (o fenômeno no qual o metal fica mais duro e resistente quando submetido à deformação plástica, mas que nem sempre é desejável, a depender do seu fim) e a facilidade para forjar. 

A frio

O forjamento a frio é feito em temperatura ambiente, sem alterações na microestrutura do metal, e é usado para materiais macios e fáceis de trabalhar. Além disso, fornece uma melhor precisão e necessita de menos trabalho de acabamento. 

Nesse processo, os tarugos são comprimidos entre dois moldes de diferentes contornos. Entre suas vantagens estão o menor requerimento de matéria-prima (pois há pouca ou nenhuma perda de material), alta produtividade, economia e boa precisão dimensional; entretanto, o forjamento a frio necessita de prensas de maior capacidade e custo, e só é vantajoso em produções de larga escala.

Matriz aberta

Também chamado de matriz livre, ocorre quando o material é conformado entre matrizes planas e simplificadas que não se tocam. Usado para fabricar peças grandes e relativamente simples em baixo volume, e que provavelmente passarão por outras operações de forjamento mais complexas. Esse método é usado para, por exemplo, a produção de barras, faixas, anéis, cavidades e fusos

Matriz fechada

Já nesse tipo, o material é conformado entre as duas metades da matriz sob alta pressão, assumindo a forma talhada nos moldes. Em uma cavidade totalmente fechada, é fundamental que a quantidade de material utilizado seja extremamente precisa; caso contrário, pode haver sobrecarga no maquinário e dano às peças e às ferramentas. Geralmente as matrizes são semi-fechadas e possuem uma zona oca onde fica recolhido o excedente de material que “escapa” da cavidade principal, chamado de rebarba, que exige um processo de corte ou rebarbação para ser removido. É usado na produção de peças menores do que às feitas com matriz aberta, como talheres e componentes automotivos. 

A Schwarz é a maior referência em forjamento de alumínio do Brasil. Nós aplicamos conhecimento técnico, inovação e agilidade na produção de componentes forjados, entregando a qualidade desde a primeira peça. Entre em contato e aplique tecnologia de ponta ao seu projeto!

Rolar para cima