“Indústria 4.0” é o nome dado à Quarta Revolução Industrial, marcada pela inovação e pelos avanços tecnológicos estabelecidos nas últimas décadas. Seu objetivo é automatizar os processos, inaugurando “fábricas inteligentes” que se beneficiarão das “tecnologias do futuro” — que já existem no presente. Acompanhe o artigo abaixo e saiba mais sobre a Indústria 4.0 e como ela transformará o mundo (e a sua vida)!
O que é a Indústria 4.0?
A 1ª Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra do século XVIII através da invenção das máquinas a vapor, que transformaram os processos de produção, antes artesanais, em sistemas de manufatura. No séc. XIX, a invenção da eletricidade trouxe o advento da produção em massa por meio das linhas de montagem, acarretando na 2ª Revolução. Após a Segunda Guerra Mundial, a inclusão da tecnologia dentro dos progressos científicos e fabris permitiu o desenvolvimento progressivo da robótica, da tecnologia da informação e da comunicação, entre outros avanços, introduzindo o mundo à 3ª Revolução Industrial.
A “máquina a vapor” do século XXI é a integração entre sistemas virtuais e físicos, denominados “sistemas ciberfísicos”. Essa assimilação caracteriza a 4ª Revolução Industrial que testemunhamos atualmente.
Inteligência artificial, armazenamento em nuvem, a “Internet of things”, robótica avançada, inserção de softwares, impressão 3D e 4D, “big data”, realidade aumentada e realidade virtual são apenas algumas das tecnologias que marcam essa Revolução, responsável por gerar transformações nunca antes vistas pela humanidade com velocidade, alcance e impacto sem precedentes.
Entre os efeitos por trás da criação de “fábricas inteligentes”, com sistemas ciberfísicos altamente digitalizados e uso de diversas tecnologias conectadas entre si, está o aumento da produtividade, a otimização da eficiência e a melhoria da qualidade dos produtos finais. Resumindo, as máquinas serão capazes de ler e analisar dados com um controle tão significativo que poderão até oferecer soluções para problemas encontrados nos dados investigados.
Mas é claro que a plena implementação da Indústria 4.0 prevê certas dificuldades relacionadas à recepção das mudanças e às consequências promovidas por essa Revolução. A cibersegurança, a capacitação profissional e o desenvolvimento de Inteligências Artificiais são apenas alguns exemplos dos desafios a serem enfrentados com a chegada de novas tecnologias e das formas inéditas de aplicá-las.
“E o que isso tem a ver com a minha vida?”
Talvez tudo isso pareça muito distante da sua realidade, mas o futuro está mais perto do que você imagina.
Os impactos causados pela Indústria 4.0 afetam (e afetarão) o mercado como um todo. Novos modelos de negócios e profissões (que podem, inclusive, substituir os que já existem) e demandas inéditas por parte das empresas são apenas alguns exemplos de como essa Revolução pode (e vai) mudar o mundo. Essas mudanças, aliás, estão acontecendo diante dos nossos olhos.
Hoje em dia, os processos industriais — e tudo que há por trás deles, desde a logística do transporte até a administração de empresas — estão mais tecnologicamente integrados do que há apenas uma década. E essa transformação tende a aumentar dia após dia, aproximando cada vez mais o mundo físico do mundo virtual nas nossas vidas e profissões.
Você provavelmente já teve que se adaptar a alguma alteração desse tipo, com processos sendo digitalizados ou tecnologizados dentro da sua área de atuação ao longo dos últimos anos. Sabendo que essa tendência só vai aumentar, resta a pergunta: em um mundo onde essas mudanças ocorrem constante e rapidamente, como não ficar para trás?
No âmbito individual (que inclui a vida pessoal, a carreira, as conquistas profissionais, etc.), a capacidade de se inovar e se manter em constante atualização é essencial. Absorver conhecimentos de diversas áreas e especialidades, se renovar de acordo com as mudanças no seu ambiente, saber aproveitar as oportunidades acarretadas pelas mudanças da realidade — essas são algumas das capacidades que podem impedir a obsolescência de um profissional quando a Indústria 4.0 chegar à sua área de ocupação.
Agora, se você trabalha em uma indústria de manufatura, a implementação da Indústria 4.0 assume um aspecto ainda mais vital. No mercado contemporâneo, ficar para trás não é uma opção. Buscar a melhoria constante de processos e produtos está diretamente ligado à procura por tecnologias avançadas que facilitem, agilizem e otimizem os processos como um todo — inclusive a automação, principal foco da Indústria 4.0 dentro das linhas de produção. Profissões relacionadas à fabricação precisarão se adaptar a um futuro onde as máquinas, as inteligências artificiais e as redes dominam as indústrias. Saiba mais sobre o que é inovação e como implementá-la na sua empresa.
Compreender o que é e como se adaptar à chegada da Indústria 4.0 é um passo importante para assimilar os processos do futuro e se manter atualizado em um mundo digital e tecnologicamente integrado. A Schwarz aplica tecnologia de ponta, processos digitalizados e inovação em seus processos de produção — entre em contato com nossos especialistas e concretize seu projeto na Schwarz.