5 Mercados que utilizam o alumínio forjado

O alumínio é uma matéria-prima flexível e cheia de vantagens para a fabricação de diversos produtos. Extremamente leve, impermeável, resistente à corrosão, durável e um ótimo condutor de energia, esse material está presente em inúmeros mercados: da indústria aeroespacial até os eletrodomésticos. Leia o artigo abaixo para descobrir como o alumínio está presente em alguns mercados brasileiros!

Aeroespacial

Pode parecer inesperado, mas o alumínio é uma das principais matérias primas utilizadas na indústria aeroespacial! Esse mercado envolve a pesquisa, a produção e a operação de veículos de transporte aéreo e espacial, como aviões, helicópteros e foguetes. O alumínio está presente em todos os veículos dessa variedade, em maior ou menor quantidade, sobretudo as ligas da série 7000 — que, por possuírem alto teor de zinco, são especialmente resistentes. 

Nos veículos aeroespaciais, os componentes de alumínio forjado estão presentes nos pontos de maior tensão, como na estrutura interna, na fuselagem, nos painéis de controle e nas superfícies das asas. No total, o alumínio pode corresponder a até 70% da estrutura de um avião, por exemplo.

Esportivo

O mercado de componentes desportivos é composto por um grande número de nichos; entre eles, o dos skates. O truck, por exemplo, é a estrutura que liga a base do skate às rodas, e a principal matéria-prima desse componente é o alumínio — particularmente o alumínio forjado, que garante resistência e segurança. Patins quad ou roller (o modelo mais tradicional) e os inlines (onde as rodas são alinhadas, e não lado-a-lado) também possuem trucks, além de bases e eixos de alumínio.

Enquanto isso, as bicicletas (que podem ser tradicionais, elétricas, para mountain, etc.) possuem vários componentes que podem ser fabricados em uma variedade de materiais; o quadro, por exemplo, pode ser feito de aço, carbono ou alumínio, cada um com suas vantagens e desvantagens. No caso do último, ligas de alumínio de diferentes composições podem agregar qualidades diversas à peça, como a leveza e o conforto. Espaçadores, adores, pedais, mesas, garfos, cassetes e catracas são outros exemplos de componentes de alumínio nas bikes.

Por fim, podemos citar os esportes em altura, como montanhismo, arvorismo, bungee jumping, rapel e escalada. Nesse mercado, a segurança dos usuários é a prioridade nº1 das fabricadoras, e a matéria-prima escolhida para os componentes deve garantir essa capacidade no produto final. Diversas ligas de alumínio forjado garantem força e resistência, e alguns equipamentos que podem ser fabricados a partir desse material são os talabartes, fechos para cintos de segurança, escadas, âncoras, conectores de ancoragem e de base, mosquetões, freios, grampos e chapeletas, entre outros.

Automotivo

O mercado automotivo inclui os segmentos de veículos leves e pesados, além da cadeia de autopeças, e é um dos principais consumidores de alumínio. Graças à sua leveza, esse material auxilia as montadoras na hora de fabricar produtos sustentáveis a respeito da emissão de gases poluentes e do consumo de combustível. A densidade do alumínio, por ser menor do que a de outros metais (como o aço), reduz o peso do veículo como um todo, sem prejudicar a segurança ou a performance. A cada 10% de redução de peso, há um aumento de 5% a 10% na eficiência do gasto de combustível.

Assim, o alumínio está presente na estrutura, nas rodas de liga leve e também no conjunto do motor, como em cabeçotes e pistões, e nos sistemas de gerenciamento da temperatura (tanto de resfriamento quanto de aquecimento) e nos sistemas de condução de fluídos e de arrefecimento.

E-mobility

O mercado de e-mobility (ou mobilidade elétrica) está em ascensão no mundo inteiro, e a tendência é que sua presença aumente nos próximos anos. Isso ocorre graças à crescente onda de países e montadoras que têm se comprometido com a missão de frear o aquecimento global. Como a emissão de gases poluentes para a atmosfera é uma das principais causas desse fenômeno climático, a necessidade de popularizar-se veículos total ou parcialmente movidos à energia elétrica tem aumentado. 

Por ser um braço do setor automotivo, o e-mobility também utiliza o alumínio na fabricação de componentes para o motor e a estrutura dos veículos, embora aqui estejam incluídos também patinetes elétricos, lambretas e outros veículos movidos à eletricidade. 

A Schwarz tem experiência no desenvolvimento de produtos em alumínio forjado para diversos mercados, e garantimos a qualidade dos nossos processos. Para citar um exemplo do nosso relacionamento longínquo com o mercado automotivo: recentemente, ganhamos o prêmio Magneto de Ouro, da Bosch, obtido depois de 1 ano de fornecimento com zero reclamações a respeito de defeitos nos componentes. Entre em contato com nossos especialistas e garanta a qualidade do seu projeto!

Rolar para cima