Desenvolver para crescer: formando jovens trabalhadores!

No dia 24 de abril é comemorado o Dia internacional do jovem trabalhador! A aprendizagem é um importante meio de ingresso no mundo do trabalho, e a Schwarz tem um projeto especial dedicado ao desenvolvimento teórico e prático de jovens aprendizes, o Desenvolver para crescer! Saiba mais sobre a lei de aprendizagem e o nosso programa neste post!

O Dia internacional do jovem trabalhador é dedicado principalmente aos jovens aprendizes. A iniciativa dos Programas de Aprendizagem é amparada pela Constituição Federal e busca promover a força de trabalho brasileira e introduzir jovens com idade entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, capacitando-os com formação teórica (através de uma instituição de ensino) e prática, por meio de uma empresa segura e qualificada. Companhias de médio e grande porte precisam uma quantidade de aprendizes correspondente a 5% do quadro profissional. 

Um dos obstáculos que o Programa busca transpor é a exigência de experiência para ingressar em uma vaga de trabalho, comum em muitas organizações e especialmente dificultosa para adolescentes e jovens adultos em busca do primeiro emprego. Além disso, a posição de aprendiz foca na aquisição de conhecimento e na formação de futuros profissionais, substituindo algumas exigências normais a trabalhadores plenos por incubências que correspondam à realidade dos aprendizes. 

O Programa também combate a avasão escolar e o trabalho infantil, direcionando rigorosamente as atividades às quais o aprendiz pode ser submetido, considerando fatores como ambiente, jornada de trabalho e riscos de segurança.

A Schwarz tem, hoje, 9 jovens aprendizes. Trabalhamos em parceria com o Serviço nacional de aprendizagem industrial (SENAI) e a Fundação Weiss Scarpa, uma organização sem fins lucrativos que é referência na qualificação profissional e já encaminhou milhares de jovens da região metropolitana de Curitiba para o mundo do trabalho através da aprendizagem profissional. 

Desenvolver para crescer

O projeto Desenvolver para crescer começou em 2021 e veio para potencializar a experiência dos jovens aprendizes que atuam na Schwarz. Iniciado por Helke de Meira, analista de Recursos Humanos da Schwarz há 11 anos, o programa já rendeu frutos e se aproxima da sua reta final.

Helke idealizou o projeto pensando em sua própria vivência: ela começou a trabalhar cedo, aos 14 anos. No início da carreira, seus gestores lhe deram sustentação e bagagem, mas não havia um programa que alinhasse desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento aos fundamentos operacionais, foco da sua aprendizagem. Ao longo da carreira, ela aprendeu que os aspectos técnico e pessoal estão intimamente ligados; não apenas isso, mas Helke diz que “mais importante que a capacidade técnica e analítica é o ser humano”. Assim, esse programa veio para criar embasamento e desenvolver os jovens aprendizes como profissionais que reconheçam as capacidades que possuem e ganhem um senso apurado de autoconhecimento, facilitando o desenvolvimento de habilidades e preparando-os para o mercado de trabalho dentro e fora da Schwarz.

De acordo com a proposta do projeto, Helke quer que os aprendizes se sintam mais do que uma “cota” de mão de obra exigida por lei, mas sim como  parte do negócio e aptos de fazer a diferença dentro da companhia. Nas palavras de Helke, “Toda empresa é feita de gente, e eles não são apenas ‘mais um’: eles são relevantes para o negócio”.

Além de capacitá-los, o projeto também visa um resultado final onde os jovens consigam trazer retorno pelo aprendizado obtido: depois dos 10 meses de acompanhamento e encontros mensais, onde ocorrem mentorias de gestores, colaboradores e parceiros da prefeitura de Quatro Barras e do Weiss Scarpa, eles são convidados a elaborar um projeto final que traga um saving efetivo para a empresa. O primeiro encontro aconteceu em setembro de 2021 com o tema “Todos pela vida”, relacionado ao setembro amarelo; depois, os jovens tiveram mentorias com temáticas de autoconhecimento, administração de recursos financeiros, inovação e as profissões do futuro!

Helke diz que o projeto busca beneficiar os jovens trabalhadores da Schwarz como seres humanos. “Todos já passamos por isso”, ela afirma, “e eu não quero que o primeiro emprego fique como um trauma, e sim como uma coisa legal, com lições aprendidas e oportunidade de crescimento não só profissional mas também pessoal”. Já para a Schwarz, o benefício vem do empoderamento de uma nova geração de trabalhadores que traz um pensamento jovial, energia, curiosidade, capacidade e inovação, todos fatores atrelados com os valores e as diretrizes da empresa. “Ao final do projeto, eles vão trazer um saving para a empresa, mostrando que é legal contratar jovens aprendizes não só para cumprir a cota, mas para ter um lucro financeiro e impactar a cultura organizacional e as pessoas, com com foco nos cinco nortes que temos aqui dentro”, conclui Helke. 

 

Nós registramos os encontros do Desenvolver para crescer lá nas nossas redes sociais! Siga a Schwarz no LinkedIn e no Facebook para saber as novidades em primeira mão! 

Você sabia que pessoas é um dos cinco nortes da Schwarz? Além de conceber relações prósperas com clientes e parceiros, buscamos construir um time de colaboradores capacitado, interligado e comprometido em entregar os melhores resultados, com qualidade, agilidade e inovação. Entre em contato e garanta a realização do seu projeto com a excelência garantida pelos colaboradores da Schwarz!

Rolar para cima