Por que escolher o forjamento? Descubra as vantagens desse processo

Entre os vários tipos de conformação mecânica utilizados na indústria, o forjamento apresenta várias vantagens em relação aos seus principais concorrentes. Acompanhe abaixo e descubra se o forjamento é o processo ideal para seu projeto!

O forjamento foi o primeiro método utilizado para se obter itens de metal conformado, e foi desenvolvido e aprimorado ao longo dos séculos. Hoje, o forjamento vai muito além da conformação manual e “clássica”, com bigornas e martelos: com tecnologia e automatização, esse processo é realizado com prensas, robôs operadores e outros instrumentos que não apenas otimizam o processo, mas aumentam a agilidade e a qualidade dos componentes obtidos. 

Esse processo apresenta várias vantagens em relação aos seus principais concorrentes! Descubra, abaixo, quais são as principais vantagens obtidas através do forjamento.

Aumenta a resistência dos produtos finais

Grande parte das operações de forjamento acontecem a quente, com o aquecimento Além disso, no caso do alumínio, o processo de aquecimento aumenta a resistência da matéria-prima, e o produto final responde melhor aos tratamentos posteriores. 

Permite a produção de formas complexas

O forjamento pode ser aplicado a uma série de matérias-primas, como aço, alumínio e latão, que são as mais utilizadas na indústria. Além disso, há um extenso leque de possibilidades no que diz respeito às dimensões dos componentes forjados, incluíndo inúmeros tamanhos e pesos, sem a necessidade de procedimentos de inspeção repetitivos. Por fim, o forjamento também pode ser utilizado em peças de alta complexidade, principalmente se somado à usinagem. 

Garante acabamento superficial

Ao derreter a matéria-prima, o forjamento refina as possíveis imperfeições dos lingotes. Além disso, a peça forjada já tem um acabamento natural, dispensando a necessidade de acabamentos superficiais posteriores — embora o forjamento não impeça que processos como jateamento, pintura ou usinagem também sejam realizados.

Processo relativamente simplificado

O processo de forjamento é consideravelmente mais prático que outros métodos de conformação. Especialmente nas formas mais simples, o forjamento produz retalhos pequenos, otimizando a produção de alto volume. Além do mais, o forjamento dispensa custos adicionais de controle e inspeção de processos, como aqueles requeridos pela fundição, por exemplo.

Agora você já conhece as principais vantagens garantidas pelo processo de forjamento. Quer descobrir se esse método de conformação é o ideal para seu projeto? Entre em contato com nossos especialistas! A Schwarz é especializada no forjamento e na usinagem de componentes de alumínio em diversas ligas, e temos expertise na fabricação de peças de alta complexidade. Saiba mais aqui!

Rolar para cima