Com o avanço tecnológico, a forja em liga leve vem ganhando o mercado pelo mundo e está disponível no Brasil
Você conhece o processo de forjamento das ligas de alumínio? Já falamos aqui sobre os diversos processos de forjamento. Entre os metais que podem passar pela forja, está o alumínio.
Forjamento em alumínio
O forjamento é uma técnica utilizada na indústria há muitas décadas. Atualmente, as grandes fabricantes dessa matéria-prima têm voltado os olhos à crescente demanda automotiva das ligas leves. No segmento, a regra é: reduzir peso, diminuir o consumo e aumentar a eficiência.
A crescente demanda por componentes de baixa densidade, casa perfeitamente com as necessidades atuais ligadas a sustentabilidade ambiental: baixa emissão de gases na atmosfera (ou seja, quanto mais leve o carro, menos combustível ele vai gastar, e consequentemente, a emissão de CO2 será menor) e facilidade na reciclagem (o alumínio é infinitamente reciclável).
Neste cenário, o processo de forjamento das ligas de alumínio é uma alternativa moderna e que está se popularizando devido as suas vantagens, tendo entre a principal delas, a leveza. O alumínio forjado já é utilizado ao redor do mundo, sendo a primeira alternativa em países como a Alemanha e o Japão.
Por que forjar materiais em alumínio?
As principais vantagens de se forjar em alumínio estão diretamente ligadas às características desse metal.
O alumínio é um metal não ferroso, e por isso é um material bem mais leve. Esse atributo possibilita que o produto forjado seja mais prático e fácil de transportar – independentemente do tamanho.
Outra grande vantagem é a capacidade de se reciclar. O alumínio é um material que, forjado, reduz as perdas consideravelmente. Trata-se, portanto, de um processo sustentável e econômico.
Alumínio ou aço?
A liga de aço é, ainda hoje, a mais utilizada nos processos de forja. Embora a mudança para o alumínio esteja acontecendo ainda devagar no Brasil, a indústria cada vez mais abraça a liga leve.
O alumínio, em comparação com o aço, pesa cerca de 3 vezes menos. Isso, por si só, já demonstra a praticidade que essa liga oferece.
É amplamente difundido, por uma questão cultural, que o aço é mais resistente e mais forte. No entanto, muitas das ligas de alumínio existentes têm aplicações em mercados amplamente exigentes, como o de aeronaves. Assim, aos poucos vem se derrubando essa ideia de que as ligas de alumínio, por serem leves, são frágeis.
A opção pela liga leve ou pelo aço forjado deve ser feita considerando estudos e principalmente o objetivo final. Muitas vezes, o alumínio é mais do que suficiente para conferir resistência ao produto que está sendo forjado, e por isso é cada vez mais solicitado pelos engenheiros para compor projetos que necessitam de tecnologia de ponta.
Quais indústrias aplicam o alumínio forjado?
O alumínio, na forja, é utilizado já em diversas indústrias que aplicam componentes em metal. É o caso da indústria aeroespacial, já que os aviões e foguetes precisam de componentes resistentes e leves para levantarem voo.
O mercado automotivo internacional também já emprega biela, pistão, pedal, freio e suspensão em alumínio forjado.
Por fim, a indústria de bicicletas, motocicletas, mercados de energia e também defesa projetam ampla expansão da utilização do processo de forjamento em alumínio.
Já conhecia esse procedimento? Então não perca tempo e conheça tudo sobre o forjamento em alumínio da Schwarz – somos referência no Brasil, e estamos ganhando o mundo.
Entre em contato, faça um orçamento e empregue tecnologia de ponta no seu projeto!