A indústria foi responsável pela maior parcela de recuperação do Produto Interno Bruto do Brasil nos últimos meses. Confira os detalhes
O PIB do Brasil, que sofreu uma grande queda neste ano em função da pandemia, mostrou uma recuperação no 3º trimestre do ano, que engloba os meses de julho, agosto e setembro. Neste período, o Produto Interno Bruto do país teve um crescimento de 7,7%. Esse número ainda não é capaz de reverter a diminuição da produção de riquezas do país no ano, mas já é um sinal positivo depois de sucessivas quedas.
Essa melhora se deve em grande parte à indústria brasileira, principalmente à indústria de transformação. Esse setor foi responsável por 23,7% do crescimento do PIB no período, mostrando uma grande recuperação em relação aos períodos anteriores – no 2° trimestre, a indústria de transformação havia sofrido uma queda de 19%.
Recuperação mundial
O aumento no PIB brasileiro segue uma tendência mundial no período. O Produto Interno Bruto dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) cresceu 9% no 3º trimestre de 2020, depois de ter registrado um tombo de 10,6% no 2º trimestre.
A boa notícia, porém, não deve impedir que os resultados da economia sejam ruins no balanço geral do ano. A retração deve ser menor do que o esperado no início da crise sanitária, mas ainda assim espera-se que seja de 4,5% neste ano. O resultado de 2020 deverá ser o pior já registrado no país. Pela série histórica do IBGE, iniciada em 1948, as maiores quedas até aqui foram as de 1981 e 1990, quando houve uma retração de 4,3% em ambos os anos.