Impacto da crise no setor foi muito grande. Políticas públicas serão fundamentais para recuperar a economia do país
A indústria brasileira sofreu um impacto muito grande em 2020. Todas as perspectivas de melhora foram por terra abaixo quando a pandemia do novo coronavírus atingiu o país. Desde março, o setor teve de se adaptar para continuar produzindo em meio às restrições trazidas pela doença, como a quarentena e o isolamento social.
Nesses últimos meses, os diversos tipos de indústria do país tiveram que se adaptar para sobreviver. Algumas ainda tiveram sua produção aumentada no período pela demanda trazida pela pandemia, mas a maioria sofreu com cortes e fechamentos.
O que vem por aí?
É difícil analisar como serão os próximos meses, já que esta é uma crise praticamente sem precedentes na história. O que podemos saber ao certo é que a indústria será fundamental para a recuperação da economia brasileira no pós-pandemia. Em períodos normais, a indústria é responsável por 71,4% das exportações de bens e serviços do país, além de ter uma parcela muito grande dos postos de emprego.
Os especialistas defendem que políticas públicas que foquem na recuperação da indústria brasileira serão fundamentais nesse período, buscando o aumento da produtividade, o incentivo a novas tecnologias, novos modelos de negócio e a diversificação.
A indústria brasileira consome insumos em grande escala de indústrias menores, fazendo a roda da economia girar. Garantir a recuperação desse setor é fundamental para superarmos a crise de maneira rápida e eficiente.